1. O texto a seguir refere-se à Revolução Neolítica, ocorrida na Pré-História:
“A primeira revolução que transformou a economia humana deu ao homem o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. O homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar, pela seleção, as ervas, raízes e árvores comestíveis. E conseguiu domesticar e colocar sobre sua dependência certas espécies de animais, em troca do alimento, da produção e da previsão que podia oferecer. Os passos estão intimamente relacionados.” (CHILDE, Vere Gordon. A Evolução Cultural do Homem. 5ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p.770).
Sobre esse assunto, é correto que (assinale e some as alternativas corretas):
01. a domesticação de cabras, gado, ovelhas e porcos não fez parte da Revolução Neolítica.
02. o cultivo de alimentos favoreceu um aumento da produção de alimentos e, por conseguinte, um significativo crescimento da população.
04. nas primeiras comunidades, a população humana passou a adotar uma economia baseada na produção de vegetais e na criação de animais, abolindo totalmente a caça e a coleta de suas atividades econômicas.
08. o cultivo de feijões e milhos, somando à criação de Lhamas e porcos da índia, também marcaram a economia neolítica em algumas regiões da América.
16. com a sedentarização do homem e o crescimento populacional em certas regiões do mundo, surgiram as primeiras civilizações, cada uma com sua organização política, econômica social e cultural.
01 está incorreta pois a domesticação de animais como porcos, gado, ovelhas e cabras fez parte do processo de sedentariação da Revolução Neolítica. 04 está incorreta pois o fato de alguns povos se sedentarizarem não significou o fim do modo de vida nômade, com caça e coleta de alimentos, como vemos até os dias atuais em algumas comunidades.
2. (Ufrgs/2008 ) A Idade da Pedra costuma ser dividida em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Associe as cinco características da Idade da Pedra listadas a seguir, no bloco inferior, aos períodos citados no bloco superior.
1 - Paleolítico
2 - Mesolítico
3 - Neolítico
( ) domesticação de animais
( ) descoberta do fogo
( ) formas e motivos abstratos na arte
( ) artefatos de pedra lascada
( ) difusão da agricultura
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 3 - 1 - 2 - 1 - 3.
b) 1 - 3 - 1 - 2 - 3.
c) 2 - 1 - 3 - 3 - 1.
d) 1 - 2 - 3 - 2 - 1.
e) 3 - 2 - 1 - 3 - 2.
Resposta: a
O período mesolítico é considerado o período entre o Paleolítico e o Neolítico. Mas podemos incluí-lo também nas evoluções do Paleolítico. O Paleolítico se caracteriza pelo surgimento dos homens, pelo desenvolvimento da pedra lascada, pela vida nômade baseada na caça e na coleta, pelo domínio do fogo e pela arte rupestre. No Neolítico, alguns grupos se sedentarizaram quando domesticaram plantas e e animais, desenvolvendo a agricultura e a pecuária.
3. (UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”.
Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.
Resposta: e
O Homem de Neanderthal, que vivieu entre 230 e 30 mil anos atrás, foi responsável pela criação de armas complexas e já organizava seus rituais funerários. Chegou a conviver com os primeiros homens e não tem os motivos de seu desaparecimento ainda esclarecidos. Portanto, a ordenação oferecida pela questão não corresponde ao processo de desenvolvimento do homem na Pré-história.
4. Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA:
a) Os municípios de São Raimundo Nonato, no Piauí, e de Central, na Bahia, detêm os mais antigos vestígios da presença humana na região nordeste.
b) O acervo arqueológico de São Raimundo Nonato é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano.
c) A arqueóloga Niede Guidon, personalidade mais conhecida entre os profissionais que atuam junto ao acervo arqueológico de São Raimundo Nonato, tem protagonizado, ao longo dos anos, vários conflitos e polêmicas com o governo do Piauí, com órgãos federais como o IBAMA e até mesmo, com nativos do município de São Raimundo Nonato.
d) Os achados arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí, assim como aqueles encontrados na Bahia, impõem uma revisão das teorias sobre o povoamento da América e não deixam dúvidas quanto à natureza autóctone do homem americano.
e) Hoje, apesar de ainda ser forte a tese do povoamento da América ter-se dado através do Estreito de Behring, os estudiosos, a partir de acervos arqueológicos como os do Piauí, consideram seriamente a hipótese de múltiplas correntes de povoamento. Quanto à data da chegada dos primeiros povoadores, ainda há muitas controvérsias, não estando, em rigor, nada definitivamente estabelecido.
Resposta: d
Autóctone significa que surgiu na própria América. Essa teoria já foi derrubada por teorias mais conhecidas, como a Teoria do Estreito de Bering, e por teorias mais modernas, como a Teoria das Ilhas Polínésias. Apesar dos estudos de Niéde Guidon demonstrarem que os homens já estão a pelo menos 50 mil anos no continente, eles confirmam que esses grupos migraram para a América na úlltima era glacial. Sabe-se que a espécie humana surgiu na África.
5. (...) o contato secular do índio com o meio geográfico da América constituiu um patrimônio de experiências, de recursos, de cultura, que os recém-chegados [europeus] aproveitaram, que eles assimilaram de maneira mais ampla do que habitualmente se crê. É por isso que a história da América deve incluir de maneira orgânica o vasto capítulo indígena (...) (ZAVALA, Silvio. Indígenes et colonisateurs dans l'histoire d'Amérique. In. Cahiers de l'Institut des Hautes Etudes de l'Amérique Latine, n. 6, 1964. p. 25. Apud CARDOSO, Ciro Flamarion S. América Pré-Colombiana. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 111. Coleção Tudo é História). O texto de Zavala:
a) ressalta a importância de se estudar a cultura daqueles que habitavam a América antes da chegada dos europeus, simplesmente com o propósito de entender o caminho que esses habitantes percorreram para chegar ao continente americano.
b) demonstra a fragilidade dos estudos históricos na compreensão do presente por meio do conhecimento do passado.
c) aponta a importância da cultura produzida pelos habitantes do território encontrado pelos europeus em fins do século XV, batizado por eles de "América".
d) reconhece a importância de se estudar a cultura das sociedades existentes na América Pré-Colombiana, embora não reconheça que ela não tenha influenciado os europeus quando aqui chegaram.
e) é totalmente eurocêntrico, pois coloca a cultura europeia à frente da cultura indígena americana.
Resposta: c
A 'a' está incorreta pois os estudos sobre os povos indígenas não deve ter apenas a importância de se entender como os humanos chegaram na América na pré-história e sim pelo fato de abordar os elementos integrantes da construção da História da América e da cultura formadora dos povos que aqui construíram sua história, inclusive dos europeus a partir do século XV. A 'b' não aborda o conteúdo do texto do enunciado. A 'd' está incorreta no fato de afirmar que o texto não reconhece a importância da influencia dos indígenas na vida dos europeus. O texto não é eurocêntrico, ou seja, não coloca a Europa como centro das atenções dos estudos sociológiocos e históricos sendo, portanto, incorreta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário