1. Localize e enumere no mapa os dois locais onde se desenvolveram as primeiras cidades na região conhecida como Crescente Fértil. A seguir, escreva qual civilização se desenvolveu em cada um desses locais enumerados.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Resposta: Rio Tigre e Eufrates (1) Civilização Mesopotâmica; Rio Nilo (2) Civilização Egípcia
Observe a imagem e responda as questões 2 e 3.
2. Muitos estudiosos afirmam que as primeiras civilizações foram sociedades hidráulicas por construírem suas sociedades a partir do uso dos rios. Esses povos precisaram desenvolver atividades e tecnologias para aproveitar os rios. Cite três técnicas empregadas por essas sociedades para o melhor aproveitamento dos rios.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Resposta: Contrução de canais de irrigação, diques e barragens.
3. A região do Crescente Fértil é considerada uma região árida e, apesar disso, os primeiros grupos humanos desenvolveram a agricultura e proporcionando a alimentação de sua população. Além das técnicas empregadas, explique que condições naturais que favoreceram que esses povos se fixassem nesses locais.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Resposta: As cheias anuais decorrentes do ciclo natural das regiões como o degelo das montanhas e as chuvas períodicas nas nascentes, carregavam com suas águas o húmus necessário para a fertilização das margens. Quando o rio voltava ao seu curso normal, as terras estavam naturalmente fertilizadas e necessitavam de apenas alguns ajustes como a drenagem e a preparação do solo para as sementes.
4. Assinale a única alternativa correta. As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo.
b) formarem diversas cidades-estado, as quais, em toda a sua história, organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) organizarem um Estado (governo) a partir da produção de alimentos e da necessidade de controle dos rios, além da grande diferença social entre suas classes.
d) possuírem um exército forte por causa da prestação de serviço militar dos camponeses.
e) desenvolverem uma organização política democrática em que o povo escolhia os seus representantes.
Resposta: c
A letra 'a' não destaca a produção agrícola dessas sociedades. A 'b' afirma que essas sociedades sempre foram cidades-estado que controlaram a produção de alimentos o que está incorreto pois elas, com o tempo, formaram impérios. Na 'd' a aformação que os camponeses formavam o exército forte está incorreta pois, apesar de lutarem por ordens do governo, não eram a estrutura do exército dessas civilizações pois o exército era considerado parte da elite. As sociedades da antiguidade oriental não desenvolveram a democracia, tendo como forma de governo monarquias, portanto a 'e' está incorreta.
5. Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre as características da Mesopotâmia e escolha as corretas e some-as.
01. A agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individual, sem a colaboração da sociedade.
02. A economia da Mesopotâmia era baseada na agricultura de subsistência.
04. Os templos e zigurates mesopotâmicos foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho pelo pagamento de impostos da população.
08. A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
16. Na sociedade mesopotâmica, os sacerdotes possuíam grande poder político, uma vez que eram responsáveis pelo recolhimento de impostos, armazenamento de alimentos e pelo controle da população.
Resposta: 02+04+08+16= 30
01 está incorreta pois a agricultura de irrigação era um trabalho coletivo dos camponeses que trabalhavam na terra e pagavam seus impostos pelo direito de viverem naquela comunidade.
6. “O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.” (FIGUEIRA, D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 26)
Analise as afirmativas sobre o código de leis mesopotâmicas, marque e some as corretas.
01. A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano causado.
02. O Código de Hamurabi trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana como, por exemplo, o casamento e a propriedade.
04. Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.
08. O Código de Hamurábi é considerado um dos primeiros conjuntos de leis escritas da história da humanidade.
16. O Código de Hamurábi foi um conjunto de leis que favorecia à classe mais pobre da sociedade mesopotâmica punindo com mais rigidez quando o crime era realizado por alguém da nobreza.
Resposta: 01+02+04+08=15
16 está incorreta pois era um conjunto de leis construído pela nobreza em uma sociedade aristocrática. Dessa forma, essas leis favoreciam mais à elite do que aos pobres.
7. Sobre os povos mesopotâmicos e suas contribuições, assinale a única alternativa INCORRETA.
a) Os mesopotâmicos desenvolveram conhecimentos importantes para a Matemática, Astronomia e Engenharia.
b) Os sumérios provavelmente desenvolveram as primeiras cidades-Estado mesopotâmicas, além da escrita cuneiforme.
c) Os caldeus formaram o 2.º Império Babilônico e ficaram conhecidos pelas suas obras e reformas como, por exemplo, os Jardins Suspensos da Babilônia, obra criada no reinado de Nabucodonosor.
d) Os amoritas ficaram conhecidos por destruir o império dos sumérios e por desenvolver o modelo administrativo das cidades-Estados.
e) Devido a importância que davam às guerras, os assírios desenvolveram as características militares, inaugurando o uso dos carros de guerra, por exemplo.
Resposta: d
Os amoritas desenvolveram o 1.º Império Babilônico, ou seja, unificaram as cidades-Estado em um sistema de poder conhecido por império.
8. Sobre a religiosidade dos povos do Crescente Fértil, assinale a única alternativa INCORRETA:
a) Eram povos politeístas e a crença nos deuses interferia na vida material das pessoas.
b) Os egípcios se destacaram por acreditarem que, após a morte, a vida acabava.
c) A mumificação egípcia foi importante por fazer com que esse povo desenvolvesse os conhecimentos ligados à Medicina.
d) Os mesopotâmicos não acreditavam em vida após a morte.
e) Nos templos mesopotâmicos, os sacerdotes observavam os astros e, dessa forma, previam o futuro das pessoas e organizavam a vida das pessoas.
Resposta: b
Uma das características mais marcantes da civilização egípicia é sua crença na vida após a morte, fato que levou esse povo a praticar a mumificação e acreditar em deuses que julgavam a alma após a morte.
9. Sobre a sociedade egípcia, assinale a única alternativa correta.
a) O faraó era considerado um representante dos deuses na Terra e dividia seu poder com os sacerdotes que, por sua vez, controlavam a política no Egito.
b) Os sacerdotes, guerreiros e funcionários do governo eram menos importantes que os escribas.
c) Os cargos eram passados de pai para filho como acontecia, por exemplo, com os escribas. Esse cargo tinha a função de registrar leis, histórias do governo e, principalmente, os impostos a serem pagos ao faraó.
d) A maior parte da população era escrava.
e) Os melhores camponeses chamados de felás tinham a oportunidade de mudar de classe social quando eram nomeados para cargos menos importantes do governo.
Resposta: c
A 'a' está incorreta pois o poder era teocrático, ou seja, o faraó erao único representante do poder pois era considerado um deus na terra. A 'b' está incorreta pois os nobres e sacerdotes estavam acima dos escrimas na hierarquia social. A 'd' está incorreta pois a maior parte da população era camponesa. A 'e' está incorreta pois não havia mobilidade social, ou seja, não se mudava de classe social.
10. (UFSC 2012 - adaptado) Várias sociedades antigas se desenvolveram ao longo de rios. Sobre elas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As antigas China e Índia também são consideradas sociedades hidráulicas e se favoreceram, respectivamente, dos rios Amarelo e Ganges.
02. A Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, foi assim batizada por ficar entre os dois rios.
04. Vários povos formavam o que conhecemos por Mesopotâmia. Entre os principais, figuram aqueus, jônios, eólios e dórios.
08. O Egito foi uma sociedade expansionista e comercial desde o período inicial de sua unificação política, o que levou aquela sociedade a estender suas conquistas até o território que hoje conhecemos como Paquistão.
16. O ciclo agrícola proporcionado pelo rio Nilo se refletiu nas concepções religiosas e mitológicas dos egípcios antigos.
Resposta: 01+02+16=19
04 está incorreta pois esses povos são gregos. 08 está incorreta pois no início o Egito era formado por varios nomos, ou seja, comunidades menores cada uma com seu governante. Com o surgimento do primeiro faraó, consolidou-se o sistema imperial. Além disso, sua economia estava baseada na agricultura, apesar se praticarem o comércio interno e externo.
.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário