1. Analise o mapa que contém informações sobre o mundo entre os séculos XV e XVI e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

01. As rotas de Cristóvão Colombo e Vasco da Gama permitem perceber que o objetivo dos empreendimentos marítimos era alcançar o comércio do Oriente.
02. O expansionismo islâmico impediu a continuidade de qualquer rota comercial no Oriente, o que favoreceu o domínio comercial de Portugal e Espanha.
04. As rotas dos países ibéricos acabaram conectando o comércio, e consequentemente as culturas, de regiões americanas, africanas e asiáticas.
08. O mundo islâmico permaneceu isolado, ou seja, sem qualquer contato comercial com povos de outras culturas.
16. É possível verificar que o expansionismo islâmico impediu o acesso dos comerciantes europeus ao Oriente por via terrestre.

01. As rotas de Cristóvão Colombo e Vasco da Gama permitem perceber que o objetivo dos empreendimentos marítimos era alcançar o comércio do Oriente.
02. O expansionismo islâmico impediu a continuidade de qualquer rota comercial no Oriente, o que favoreceu o domínio comercial de Portugal e Espanha.
04. As rotas dos países ibéricos acabaram conectando o comércio, e consequentemente as culturas, de regiões americanas, africanas e asiáticas.
08. O mundo islâmico permaneceu isolado, ou seja, sem qualquer contato comercial com povos de outras culturas.
16. É possível verificar que o expansionismo islâmico impediu o acesso dos comerciantes europeus ao Oriente por via terrestre.
Resposta: 01+04+16=21
02 está incorreta pois, apesar do bloqueio terrestre do Islã, houve o expansionismo marítimo de Portugal e Espanha e, além disso, o Mar Mediterrâneo ainda era um ponto de acesso. 08 está incorreta pois o mundo islâmico nunca foi isolado, principalmente pelas relações comerciais que estabelecia com o ocidente.
2. A chegada dos europeus à América provocou um estranhamento ou choque cultural entre nativos e colonizadores. Relacione as colunas para classificar as práticas dos povos indígenas ou pré-colombianos e dos conquistadores europeus:
(A) Povos indígenas
(B) Conquistadores europeus
( ) Realização de sacrifícios humanos.
( ) A prática da antropofagia.
( ) Escravização de seres humanos para obter riquezas.
( ) Utilização de cavalos, além de espadas e lanças para submeter o outro ao seu domínio.
( ) Manifestações religiosas politeístas.
(A) Povos indígenas
(B) Conquistadores europeus
( ) Realização de sacrifícios humanos.
( ) A prática da antropofagia.
( ) Escravização de seres humanos para obter riquezas.
( ) Utilização de cavalos, além de espadas e lanças para submeter o outro ao seu domínio.
( ) Manifestações religiosas politeístas.
Resposta: A - A - B - B - A
3. “Para distinguir sua posição geográfica, os marinheiros acompanhavam a Estrela Polar durante a noite, o Sol durante o dia e a bússola durante o mau tempo. (Marco Polo, Livro das Maravilhas, 1298).
Segundo o chinês Shen Gua (1034-1091), os mágicos atritavam a ponta de uma agulha com um natural; ela era então capaz de indicar o Sul (...). De origem chinesa, a bússola foi provavelmente transmitida aos europeus pelos árabes, na Idade Média, como ocorreu com o astrolábio”. (MOURÃO, R. F. A astronomia na época dos descobrimentos. Rio de Janeiro: Lacerda, 2000, p. 71)
As informações acima, referente às técnicas usadas em época anterior às Grandes Navegações, atestam que:
a) a astronomia não era uma ciência avançada à época, o que impedia que ela colaborasse para que os navegantes se localizassem em alto mar.
b) os navegadores à época ainda utilizavam-se de técnicas místicas, baseadas em crenças religiosas para poderem guiar suas embarcações.
c) A posição geográfica de Portugal e Espanha e o contato com a cultura do Islã desfavoreceram o desenvolvimento da ciência náutica na Península Ibérica.
As informações acima, referente às técnicas usadas em época anterior às Grandes Navegações, atestam que:
a) a astronomia não era uma ciência avançada à época, o que impedia que ela colaborasse para que os navegantes se localizassem em alto mar.
b) os navegadores à época ainda utilizavam-se de técnicas místicas, baseadas em crenças religiosas para poderem guiar suas embarcações.
c) A posição geográfica de Portugal e Espanha e o contato com a cultura do Islã desfavoreceram o desenvolvimento da ciência náutica na Península Ibérica.
d) os europeus foram exclusivamente responsáveis pelos desenvolvimentos técnicos que, posteriormente, seriam de grande importância para as Grandes Navegações.
e) conhecimentos de astronomia e a disponibilidade de instrumentos de localização e de mediação foram cruciais para o desenvolvimento das Grandes Navegações, no início da Idade Moderna.
Resposta: e
Os mouros da Península Ibérica em muito contribuíram para o desenvolvimento das ciências náuticas na Península Ibérica, sendo que tanto a astronomia quanto o uso de instrumentos de navegação já eram utilizados por alguns povos do oriente desde antes do século XV. Essa afirmação torna falsa as alternativas 'a', 'c' e 'd'. A letra 'c' ainda cita a posição geográfica favorável da Península Ibérica que está voltada para o Atlântico. A letra 'b' está incorreta pois os navegadores já usavam os conhecimentos originados da experiência e da ciência daquele período.
4. “Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços...”
O efeito a que o texto se refere foi provocado:
a) pelo grande afluxo de metais preciosos.
b) pela ampliação da área de produção agrícola.
c) pela redução do consumo de produtos manufaturados.
d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.
e) pelo deslocamento do eixo comercial para o mediterrâneo.
Resposta: a
5. Para se compreender historicamente o contexto em que se iniciou as práticas de navegações europeias que resultaram no que ficou conhecido como as Grandes Navegações, historiadores afirmam que é necessário fazer a associação entre algumas situações históricas. Indique qual das alternativas abaixo está correta.
a) renascimento cultural, fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais.
b) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
c) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da nobreza.
d) controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
4. “Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços...”
O efeito a que o texto se refere foi provocado:
a) pelo grande afluxo de metais preciosos.
b) pela ampliação da área de produção agrícola.
c) pela redução do consumo de produtos manufaturados.
d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.
e) pelo deslocamento do eixo comercial para o mediterrâneo.
Resposta: a
5. Para se compreender historicamente o contexto em que se iniciou as práticas de navegações europeias que resultaram no que ficou conhecido como as Grandes Navegações, historiadores afirmam que é necessário fazer a associação entre algumas situações históricas. Indique qual das alternativas abaixo está correta.
a) renascimento cultural, fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais.
b) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
c) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da nobreza.
d) controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
e) Reforma Protestante e Independência dos Estados Unidos da América.
Resposta: d
Nenhum comentário:
Postar um comentário