1. “Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é, fora da lei. As forças policiais, sejam visíveis ou secretas, aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais, além das centenas de milhares de criminosos comuns, há uma enorme quantidade de condenados políticos, e agora ali se encontram até mesmo os operários. [...] As perseguições religiosas nunca foram tão frequentes nem tão cruéis. Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. [...] Apesar do orçamento do Estado, que aumenta de maneira desmesurada [...], essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano a ano o empobrecimento da população agrícola, isto é, os cem milhões de homens sobre os quais repousa a potência da Rússia. Por esta razão, a fome agora é um fenômeno normal. O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.” (Carta do escritor Leon Tolstoi ao czar Nicolau II, 16 de janeiro de 1902. In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 16-17).
Analise as proposições considerando as informações da carta acima e o contexto histórico da Rússia, no início do século XX.
I. Leon Tolstoi, em sua carta, está criticando o governo do Czar russo devido às perseguições políticas e religiosas e por causa da pobreza, na qual viviam milhões de pessoas na Rússia.
II. Apesar do crescimento industrial e urbano, ocorrido no final do século XIX e início do século XX, a maioria da população russa vivia em condições miseráveis no campo, uma vez que muitos camponeses não eram proprietários das terras nas quais trabalhavam.
III. O governo da Rússia, neste período, era uma monarquia absolutista, governado pelo Czar. Este tipo de governo é caracterizado pela divisão igualitária do poder entre o monarca e os representantes eleitos pelo povo.
IV. Nas duas primeiras décadas do século XX, na Rússia, ocorreram inúmeras revoltas populares, entre as quais a que ficou conhecida como Domingo Sangrento, que ocorreu em janeiro de 1905, quando centenas de pessoas foram mortas, durante uma manifestação que reivindicava direito à greve, melhores condições de vida e convocação de uma Assembleia Constituinte.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
e) Todas estão corretas.
Resposta: d
2. Leia o texto a seguir.
“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn
a) Com base nessa afirmação, destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse.
b) Identifique e explique dois levantes que antecederam a Revolução Russa.
Respostas: a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra. Ao mesmo tempo, a industrialização do país se dava pela força do capital estrangeiro e da exploração sistemática de uma classe operária em formação.
b) O Domingo Sangrento e a rebelião do Encouraçado Potemkin foram dois eventos que indicavam a grave crise que ameaçava o regime czarista, ambos realizados no ano de 1905. No primeiro, um grupo de operários foi assassinado durante uma manifestação pacífica onde reivindicavam aumento de salários e melhores condições de vida. No segundo, um grupo de militares tomou uma embarcação oficial em sinal de protesto à manutenção do país na Guerra Russo-japonesa.
3. Complete as lacunas.
1- Czar era o título dado ao ______________________ do Império Russo.
2- A ________________________ foi uma das principais causas da revolução.
3- A economia do Império Russo antes da revolução era baseada na _______________.
4- O tipo de governo, no Império Russo, antes da revolução era uma monarquia ____________________.
5- O episódio de repressão popular onde o Czar mandou matar o povo ficou conhecido como ____________________.
6- ___________________________________ era uma organização dos trabalhadores russos (primeiros sindicatos)
7- __________________________ foi o líder da revolução socialista no Império Russo.
8- Um dos objetivos da revolução socialista era acabar com a _____________________ na Rússia.
9- Quando o Império Russo entrou na 1ª guerra Mundial, faltava tudo: comida, emprego, e principalmente a __________________________.
10- O lema da Revolução Socialista foi __________________.
11- Com a Revolução foi implantado o Partido único na URSS, o ___________________.
12- O _____________________ era um sistema econômico de oposição ao capitalismo.
13- Com o lema de ‘todo poder aos sovietes’, a Rússia foi o único país da história que teve (por um período) os __________________________ no poder.
14- Com o desenvolvimento da Revolução, o Império Russo passou a se chamar __________________
Respostas:
1. rei
2. fome
3. agricultura
4. czarista
5. Domingo Sangrento
6. Sovietes
7. Lenin
8. desigualdade social
9. terra para todos
10. Pão, Paz e Terra
11.Comunista
12. Comunismo
13. operários
14. União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário