1. O período de afirmação da República no Brasil, em especial aquele compreendido entre a última década do século XIX e as duas primeiras do século XX, foi palco de várias revoltas e motins que, muitas vezes, manifestavam o descontentamento popular com o novo regime. Sobre essa realidade, analise as afirmações seguintes:
01. As revoltas se restringiram ao espaço urbano, demonstrando o conformismo da população rural de então.
02. A Revolta da Vacina (1904) no Rio de Janeiro é exemplo das manifestações populares na Capital Federal.
04. Canudos foi um exemplo de agitação no campo a qual conturbou também os anos iniciais do regime republicano no Brasil.
08. A Guerra do Contestado (1912-1916) foi outro exemplo do conflito no campo, tendo como palco o estado do Pará.
16. A Revolta da Chibata (1910), ocorrida no interior da marinha, também está nesse contexto da jovem república.
Resposta: 02+04+16=22
01: Revoltas urbanas e rurais como Canudos e Contestado
08: Estado do Paraná e Santa Catarina
2. “A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento”. (MACHADO, P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp, 2004. (Adaptado).
No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina − ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se:
a) a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural.
b) o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão de obra.
c) a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.
d) a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam a disputar o poder político com os novos agentes.
e) o crescimento dos conflitos entre os operários empregados nesses empreendimentos e os seus proprietários, ligados ao capital internacional.
Resposta: c
3. A década de 1920 foi marcada por uma intensa movimentação político-cultural com desdobramentos decisivos para a história brasileira. Diversos são os exemplos dessa movimentação, exceto:
a) A chamada "reação republicana", que aglutinou representantes das oligarquias do Rio Grande do Sul, da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro e lançou Nilo Peçanha à presidência em 1922.
b) O chamado "tenentismo", que reuniu militares nacionalistas e reformistas aglutinados na Coluna Prestes- Miguel Costa e que percorreu grande parte do território brasileiro até 1927.
c) A fundação do Partido Comunista do Brasil em 1922 por militantes oriundos do anarquismo, entusiasmados com as notícias sobre o sucesso da revolução bolchevique na Rússia.
d) O movimento modernista que teve na Semana de Arte Moderna de 1922 um dos principais momentos da expressão da chamada "antropofagia cultural" que o caracterizava.
e) A ampliação do eleitorado brasileiro com a concessão do direito de voto às mulheres e aos analfabetos, o que permitiu a emergência de líderes carismáticos nos principais centros urbanos.
Resposta: e
O voto feminino foi criado a partir do governo de Getúlio Vargas e a Constituição de 1934.
4. Na década de 1920, política, economia e cultura andaram muito próximas no Brasil e cada uma, a seu modo, propunha mudanças para o país. Sobre este período, é CORRETO afirmar que:
01. a Semana de Arte Moderna, em 1922, procurou evidenciar uma arte com raízes brasileiras e de compromisso com a nacionalidade, tendo expoentes intelectuais como Mário de Andrade e Di Cavalcanti, entre outros.
02. na política destacou-se o movimento tenentista, que procurava manter a ordem oligárquica através de várias revoltas, apoiando militarmente a República Velha.
04. o Cap. Luís Carlos Prestes organizou uma coluna de combatentes, que percorreu o interior do Brasil em uma longa marcha, pregando a destituição do governo golpista de Getúlio Vargas.
08. a economia dependia basicamente da exportação do café. No entanto, o mercado internacional não absorvia a superprodução brasileira, quadro agravado com a quebra da Bolsa de Nova York, que paralisou o comércio, afetando profundamente a cafeicultura nacional.
16. foi notório o processo de industrialização e urbanização do Brasil, o que facilitou a formação de novos grupos sociais, tais como a burguesia industrial, a classe média urbana e o operariado. Os capitais acumulados com a atividade cafeeira foram investidos no setor industrial.
Resposta: 01+08+16
02: o movimento tenentista era contrário à República Velha, ou seja, contra a República Oligárquica.
04: Prestes pregou o fim da República Velha e, dessa forma, apoiou o golpe que Vargas aplicou em 1930.
5. (ACAFE 2012 - adaptado) Um dos acontecimentos importantes da história catarinense, o Contestado, iniciou nos primeiros anos do século XX. Acerca dos eventos que caracterizaram o Contestado é correto afirmar, EXCETO:
a) Construção do trecho catarinense da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, pela Brazil Railway Co.
b) Conflitos entre os latifundiários catarinenses e empresas do Paraná e de São Paulo acerca da exploração da madeira e da erva mate na serra catarinense.
c) Disputas jurídicas entre Santa Catarina e Paraná sobre limites territoriais entre os dois Estados.
d) Combates entre o exército brasileiro e os caboclos da região do Contestado, estes últimos influenciados pela liderança de “monges”.
e) Batalha do Irani no início do movimento, ocasião em que o monge José Maria, sua principal liderança, foi morto, mas suas orientações continuaram a exercer influência sobre os participantes.
Resposta: b
O principal conflito foi entre posseiros catarinenses, os caboclos, e o governo que concedeu terras à Brasil Railway Company e a madereira Lumber.
6. Governou com os militares e a preponderância de Pinheiro Machado, e seu governo foi marcado pela disputa política e pela instabilidade. Houve choques armados nos Estados, decorrentes da Política das Salvações, tentativa de neutralização do pinheirismo através da derrubada de governadores da oposição. A Revolta da Chibata foi o levante dos marinheiros contra os maus tratos e a má alimentação, que culminou com o amotinamento dos couraçados "Minas Gerais" e "São Paulo".
a) Epitácio Pessoa
b) Hermes da Fonseca
c) Artur Bernardes
d) Rodrigues Alves
e) Afonso Pena
Resposta: b
7. (UEM/PR) A República Velha (1889-1930) foi repleta de movimentos sociais, tanto no campo como na cidade. Sobre este fato é correto afirmar que:
01. o beato Antônio Conselheiro foi um elemento importante na afirmação da república recém-inaugurada, fazendo pregações ao povo do sertão baiano, onde confirmava que o novo regime representava a vontade de Deus;
02. o cangaço se tornou um meio de vida para muitos desempregados do Nordeste brasileiro, sendo que Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, foi o chefe do mais famoso e duradouro bando de cangaceiros;
04. a Revolta da Vacina, ocorrida na cidade de Rio de Janeiro, em 1904, foi um movimento popular que culminou com a suspensão do programa de vacinação proposto pelo sanitarista Osvaldo Cruz;
08. padre Cícero, “padim ciço”, até hoje venerado pelos nordestinos, representou uma grande ameaça ao poder oligárquico na Bahia, uma vez que propunha a reforma agrária nas terras dos coronéis;
16. a “Revolta da Chibata”, liderada pelo marinheiro João Cândido, o “Almirante Negro”, durante alguns dias, no ano de 1910, agitou a baía de Guanabara, exigindo o fim dos castigos corporais na Marinha do Brasil;
32. o movimento tenentista, liderado pelo tenente Luís Carlos Prestes, nos anos 20, levou o presidente Getúlio Vargas a perder bases políticas na área militar, acarretando a sua renúncia.
Resposta: 02+04+16=22
01: Antonio Conselheiro era contra a República recém prclamada.
08: Padre Cícero era uma força oligárquica no Nordeste e controlava o povo recebendo o apoio dos donos de terras.
32: O tenentismo apoio o golpe de 30 que colocou Getúlio Vargas no governo do Brasil.
9.Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa correta.
a) Movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul, que acabou alcançando também os Estados de Santa Catarina e Paraná.
b) Ficou assim conhecido o movimento de rebelião promovido por marinheiros contra o governo do marechal Floriano Peixoto.
c) Ficou assim conhecido o protesto de marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo. Eles protestavam sobre a sua dura rotina de trabalho, baixos salários e castigos físicos a que eram submetidos os membros de baixa patente sempre vez que não cumpriam uma ordem estabelecida.
d) Conhecida como uma das primeiras manifestações do movimento tenentista, foi uma das mais significativas demonstrações de crise da hegemonia oligárquica na República Velha.
Resposta: c
10. (UFV) Alguns historiadores vêem muitas características semelhantes entre a Guerra de Canudos (1893 -1897) e a Guerra do Contestado (1911 - 1916). Considerando essa tese, assinale a alternativa FALSA:
a) Foram insurreições encabeçadas por um líder messiânico.
b) Antônio Conselheiro e o "monge" José Maria eram adeptos fanáticos do Sebastianismo.
c) Eclodiram em regiões pobres e abandonadas do Nordeste.
d) Os revoltosos resistiram a várias tentativas do poder público em derrotá-los militarmente.
e) Tiveram um desfecho trágico e sangrento para o lado do insurretos (revoltosos).
Resposta: c
O Contestando ocorreu no Sul do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário