sexta-feira, 27 de junho de 2014

Exercite seu conhecimento sobre REFORMA PROTESTANTE

1. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à:
a) prática da simonia.
b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de indulgências.
e) adoção pelo papa da doutrina de São Paulo.
Resposta: d
Lutero criticava muitas ações da Igreja. Porém, a mais evidente foi a venda de indulgências, ou seja, a venda do perdão dos pecados.

2. Leia o documento histórico, escrito na Europa, no século XVI.
Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência, e tendo a Igreja usado essa faculdade que Deus lhe concedeu [...], ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências [...] deve conservar-se pela Igreja. Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão [...] a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas; estabelece em geral, pelo presente decreto, que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão. E não podendo proibir-se fácil e individualmente os demais abusos que se originaram da superstição, ignorância, irreverência, ou de outra causa qualquer, pelas muitas corruptelas dos lugares e províncias em que se cometem; manda a todos os bispos, e os faça presentes no primeiro concílio provincial, para que, conhecidos e qualificados pelos outros bispos, sejam imediatamente delatados ao sumo pontífice romano, por cuja autoridade e prudência se estabelecerá o que for conveniente para a Igreja universal; e deste modo se possa repartir a todos os fiéis, piedosa, santa e integralmente o tesouro das santas indulgências. (Sessão XXV do Concílio de Trento. In: Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1997)
Com base no conhecimento e no documento, pode-se afirmar que:
a) a Igreja católica decidiu manter a venda das indulgências, mas com um certo controle dos abusos.
b) os líderes protestantes decidiram aprovar a venda de indulgências como faziam os católicos.
c) a cúpula da Igreja cristã anunciou o fim da venda das indulgências e a punição dos padres que cobrassem um valor para a salvação.
d) a Igreja Luterana concordou com o "comércio" de indulgência, mas recomendou a punição para os que cometessem abusos.
e) a venda das indulgências passou a ser praticada todos os membros das religiões protestantes.
Resposta: a

3. O início da Idade Moderna europeia foi marcado por diversas transformações e eventos no campo econômico, político, cultural e religioso. Dentre esses movimentos pode-se citar a Reforma Protestante, que levou à divisão da cristandade ocidental. Sobre o movimento reformista religioso, assinale a opção INCORRETA.
a) A prosperidade econômica pelo Calvinismo como um sinal da salvação predestinada.
b) A simonia foi a principal causa da Reforma Anglicana.
c) Martinho Lutero condenou as indulgências e acabou sendo excomungado da Igreja Católica pelo papa. Em sua doutrina, ele não exigia o celibato entre os pregadores.
d) A usura era condenada pela Igreja Católica; já o protestantismo apresentava uma nova ética econômica, incluindo o espírito capitalista nas crenças religiosas.
e) A Reforma Anglicana foi um rompimento político e religioso com a Igreja Católica.
Resposta: b
A principal causa da Reforma Anglicana foi a exagerada interferência da Igreja Católica nas questões do governo e o interesse de nobres nas vastas terras que depois foram confiscadas pelo rei. Além diss, houve a questão relacionada ao divórcio de Henrique VIII.
4. Assinale a alternativa que apresenta INCORRETAMENTE uma das características da Contrarreforma:
a) Tribunal de Inquisição mais rígido e chamado de Tribunal do Santo Ofício.
b) Criação da Companhia de Jesus, ordem que atuava em missões católicas principalmente fora do continente europeu.
c) Organização do Concílio de Trento que propunha reformar a Igreja Católica.
d) Criação de uma lista de livros proibidos (Indez Librorium Proibitorium) que relacionava os livros considerados heréticos pela Igreja Católica.
e) Aceitação das doutrinas protestantes prezando pela liberdade religiosas e proibição de guerras religiosas.
Resposta: e

5. Em 1545, o papa convocou uma reunião entre os membros mais importantes da Igreja Católica a fim de debater sobre questões doutrinárias e disciplinares. O Concílio de Trento, como ficou conhecida esta reunião, durou 18 anos e foi motivado pelos questionamentos à Igreja Católica os quais se tornaram cada vez mais frequentes no início do século XVI, e que levaram à Reforma Protestante.
Analise as proposições em relação ao contexto.
I. A Reforma Protestante difundiu-se em várias regiões da Europa, entre as quais as regiões que atualmente compõem a Alemanha, Suíça e Inglaterra.
II. Martinho Lutero foi um crítico da Igreja Católica. Após a publicação das suas críticas, conhecidas como 95 teses, que foram afixadas na porta da Igreja de Wittenberg, ele foi excomungado pelo Papa Leão X.
III. Entre as novas doutrinas que surgiram com a Reforma Protestante estão o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.
IV. No contexto da Reforma Protestante podemos verificar o aumento do poder dos reis e o fortalecimento dos Estados Nacionais.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Resposta: e

Nenhum comentário:

Postar um comentário