01. Na Itália, berço da Igreja Católica, o clero sempre foi a favor do Humanismo, movimento italiano que inspirou os renascentistas.
02. Na Itália havia cidades com intensa atividade comercial com, por exemplo, Florença, Veneza, Roma e Milão.
04. Na Itália ainda restavam monumentos, documentos e objetos relacionados à Antiguidade romana, fonte de inspiração dos renascentistas.
08. As cidades italianas estavam ainda ligada ao passado feudal, característica fundamental para o movimento renascentista.
16. A burguesia italiana, enriquecida com o intenso comércio, possuía condições para financiar obras e reformas nas cidades.
Resposta: 02+04+16=22
01: a Igreja Católica se opôs a várias teorias humanistas como, por exemplo, a teoria heliocêntrica de Galileu Galilei.
2. Observe a tela de 1533, o artista Hans Holbein e resolva as questões 2 e 3.
Sobre a mesa há um globo terrestre, uma luneta, um relógio de sol e outros instrumentos astronômicos. Na prateleira de baixo há um globo terrestre, um livro aberto por um esquadro e um compasso, um livro aberto de hinos religiosos e um alaúde. As personagens retratadas são nobres da corte ligados à cultura renascentista – Jean de Dinteville, embaixador da França na Inglaterra à esquerda e o bispo de Lavaur, à direita. RODRIGUE, J. E. História em documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2001, p. 153. (Adaptado)
2. Observamos na tela algumas características do movimento renascentista como, por exemplo, o racionalismo. Defina essa característica e identifique três objetos que representam o pensamento racional na imagem.
Resposta: o globo, a luneta e o livro, entre outros.
3. Além do racionalismo, o renascimento apresentava outras características. Observe as imagens, cite as características respectivas representadas por elas e, a seguir, explique o significado dessas características.
A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio, 1510
O afresco mostra diversos pensadores da Antiguidade além de retratar imagens de deuses esculpidas nas paredes. O ambiente mostra uma terma, estátuas e roupas daquele período.
Característica:
Classicismo
Explicação:
Inspiração na cultura greco-romana, tanto dos padrões estéticos quanto da filosofia e ciência.
O casal Arnolfini, Jan Van Eyck, 1434
O óleo sobre tábua é uma das obras mais notáveis desse artista. Essa obra representa com destaque o interesse do casal retratado na obra, em valorizar e expor o luxo, a riqueza e os aspectos do cotidiano como o casamento demonstrado pelo autor.
Característica:
Hedonismo
Explicação:
Valorização dos prazeres materiais e da vida cotidiana.
Estudos do crânio, Leonardo da Vinci, 1511.
A partir do século XV, com movimento renascentista, diversos estudos usaram a dissecação de cadáveres humanos e, por isso, aperfeiçoaram o conhecimento do corpo. Leonardo desenhou muitos estudos sobre a anatomia, músculos, nervos, e sistema vascular. Como artista, Leonardo observou e registrou os efeitos da idade e da emoção humana, estudando em particular os efeitos da raiva.
Característica:
Racionalismo e Experiência
Explicação:
Pesquisa e busca pelo conhecimento em todos os setores possíveis.




Nenhum comentário:
Postar um comentário